Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Notas sobre a Igreja da Memória

(Comentário de Bartolomeu, que passo a nota, agradecendo a colaboração )


Relativamente à Igreja da Memória, gostaria de chamar a sua atenção para a planta arquitectónica, para o facto de, vista de cima, apresentar algumas curiosidades, tais como a forma de cruz, assim como a sua cúpula central, apresentar a forma da rosa de 7 pétalas, símbulo dos Rosa-crucianos, a cuja sociedade secreta, consta que o Marquês pertencia. De resto, abundam pelo edifício outros símbulos maçónicos. Toda a relação de grandeza na construção do edifício assenta na relação aritmética da regra de phi, ou Lei Dourada, cuja relação será de 1,618 vezes maior que o seu antecessor e 1,618 menor que o seu sucessor.

2 comentários:

Bartolomeu disse...

Foi com todo o gosto caro Luis Maia, que acrescentei aquele pequeno comentário. Outros textos dos que publica merecem ser comentados pela excelência do conteúdo.
A época em que Sebastião José foi ministro do reino, é para mim de excepcional interesse, mais ainda devido aos actuais tempos conturbados em que vivemos.
Désputa, ditador, manipulador, assassino, classificam-no muitos, até historiadores. Foi contudo alguem que conseguiu arrancar o país da miséria, criando infra-estructuras solidas para que progredisse num futuro continuado.
Seria a visão do marquês e o espírito empreendedor de vital importância nos nossos tempos.

Luís Maia disse...

Obrigado caro Bartolomeu pelas suas palavras.

A visão sobre o Marquês será sempre controversa. Quando as pessoas fazem obra sempre isso acontece, mas os seus métodos foram inquestionavelmente despóticos, mas também não pode ver-se Portugal, isolado do pensamento político europeu e muito menos com olhos de sec.XXI

Sabe que uma das acusações que é feita a Pombal é a sua capacidade em se deixar corromper

Fazendo piada lhe direi

que disso também já ca temos.

Olhe meu caro se quiser mandar mais alguma colaboração avance, preferencialmente por mail

Um abraço