Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Acontecimentos no ano de 1754

  • Início da construção da Torre dos Clérigos por Nicolau Nasoni
Para que não haja confusão convém dizer que quando se fala em Clérigos, na cidade do Porto, deve falar-se num conjunto arquitectónico, composto pela Igreja, pela Torre.

A obra inicia-se em 1732, com a construção da Igreja, obras que foram bastante demoradas, pois estiveram interrompidas cerca de 11 anos, só sendo inaugurada em 1750.

Nicolau Nasoni-A vinda para Portugal

A construção da Torre inicia-se mais tarde, bem como a construção duma enfermaria e duma secretaria.

A torre com 75 metros de altura e 240 degraus, foi terminada entre 1757 e 1763.

Curiosamente existe grande semelhança ente esta torre e a Torre Nueva da Sé de Zaragoza, da autoria de Gian Bautista Contini, muito embora se possa admitir que Nasoni possa não ter tido conhecimento dessa obra, fica a ideia de que no mínimo ambos tinham conhecimento das obras do classicismo romano do século XVII.

  • Manuel da Maia é nomeado engenheiro-mor do Reino
Quando morreu Manuel da Maia tinha a patente de Brigadeiro de Infantaria com exercício de Engenheiro, donde se retira a ideia da sua formação como engenheiro militar e por certo um dos mais importantes.

Nascido humildemente em 1677, foi nomeado em 1754 mestre-de-campo general com o exercício de engenheiro-mor do Reino

A longa vida e carreira de Manuel da Maia tiveram os seus pontos mais altos na superintendência das obras do Aqueduto das Águas Livres, no salvamento do recheio da Torre do Tombo a seguir ao Terremoto e na elaboração do programa de reconstrução de Lisboa.
  • Fevereiro,27-Morte o primeiro cardeal-patriarca D.Tomás de Almeida.

Nasceu em 1670, em Lisboa. Foi Bispo de Lamego (1706), Bispo do Porto (1709) e o primeiro Patriarca de Lisboa (1716). O Papa Clemente XII fê-lo Cardeal em 20 Dezembro de 1737.

Sucedeu-lhe D. José Manuel da Câmara, que nasceu em Lisboa a 25 de Dezembro de 1686. Bento XIV criou-o Cardeal em 10 de Abril de 1747. A 10 de Março de 1754 foi eleito Patriarca de Lisboa.

Sucederam-se até hoje dezasseis patriarcas à frente da Igreja lisbonense, de D. Tomás de Almeida a D. José Policarpo: os patriarcas de Lisboa são sempre feitos cardeais no primeiro consistório a seguir à sua nomeação para esta Sé.
  • Agosto,14-Morte de D. Maria Ana de Áustria, esposa de D. João V.
Fundou o convento de S. João Nepomuceno em Lisboa, para carmelitas alemães, onde quis ser sepultada num magnífico mausoléu, e como era muito amiga da sua pátria recomendou no testamento que o seu coração fosse levado para o jazigo dos seus antepassados na Alemanha. 0 país deve a esta rainha a protecção ao ministro Sebastião José de Carvalho e Mello, depois marquês de Pombal, sendo ela quem, depois da morte de D. João V, a quem ainda sobreviveu quatro anos, recomendou a seu filho D. José que o nomeasse ministro.

A Rainha D.María Ana da Áustria
(clicar para ler mais)
  • O jesuíta italiano Gabriel Malagrida retorna à Portugal.
Desde criança deu provas de engenho e ao mesmo tempo duma tendência exagerada para o misticismo. Depois de completar em Milão os seus estudos entrou na Companhia de Jesus, em Génova, a 27 de Setembro de 1711.

Cedo foi destacado como missionário para o Maranhão.

Na narrativa das suas missões não se falava senão em vozes misteriosas que o avisavam, tudo são milagres e prodígios. Malagrida julgava-se favorito do céu.

Em 1749 veio para a Europa, com a fama de santo, vindo tratar de arranjar dotações para os vários conventos e seminários que fundara. Depois de trabalhosa viagem chegou a Lisboa, sendo acolhido como santo, e a imagem, que trazia consigo, foi conduzida em procissão para a igreja do colégio de Santo Antão. D. João V, nessa época, estava muito doente, e acolheu de braços abertos o santo jesuíta, fez-lhe todas as concessões que ele desejava, e chamou-o para junto de si na hora extrema.

Foi Gabriel Malagrida quem assistiu aos últimos momentos do monarca. Em 1751 voltou ao Brasil, mas não foi bem recebido no Pará, onde governava então o irmão do marquês de Pombal.

Em 1754 voltou a Lisboa, por ser chamado pela rainha, viúva de D. João V, D. Maria Ana de Áustria e encontrou no poder o marquês de Pombal. Este notável estadista que se propusera a regenerar Portugal, livrando-o da tutela dos jesuítas, não podia simpatizar com o "santo".

Não o deixando entrar na intimidade da rainha viúva, Malagrida partiu para Setúbal, onde depois teve a notícia da morte da soberana. 0 marquês de Pombal não se importou com aquele jesuíta santo, enquanto as suas santidades não contrariavam os seus projectos, mas o conflito sería inevitável.

(respigado do Portal da História)


Sem comentários: