Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Acontecimentos no ano de 1760

  • Casamento da princesa da Beira
Quando se tratou do casamento da princesa da Beira D.Maria, houve na corte quem lembrasse as Actas das cortes de Lamego, que determinavam que as herdeiras do trono casassem com nobres portugueses.

No caso concreto de D.Maria, porém desde cedo soube que que o seu tio Pedro seria o seu futuro marido, ao mesmo tempo que se assumia a ideia que não eram muito os pretendentes estrangeiros à sua mão.

Em 1743 o avô D.João V solicitara ao Papa dispensas pela proximidade de laços parentais e pela idade da princesa que tinha 9 anos e D.Pedro 26, o que reforça a ideia da predestinação desse casamento.

O casamento aconteceu a 6 de Julho, contando a princesa da Beira já 25 anos e o seu tio e marido 43 e por todo o reino, com grandes festejos por todo o Império, nomeadamente no Brasil, onde os festejos se prolongaram por 3 dias, com espectáculos de ópera, procissões touradas e outras manifestações culturais e artísticas.

  • Incidente com o núncio papal
Ocorreu quando deste casamento um grave incidente com o núncio papal Filippo Acciajuoli, porque intencionalmente ninguém lhe enviou convite para a cerimónia do casamento nem para o jantar com o Corpo diplomático, nas vésperas do casamento, com o ministro D.Luís da Cunha.

Esta atitude ocorreu depois da expulsão dos jesuítas ocorrida no ano anterior, a partir da qual o o núncio papal passou a ser pessoa a abater, por naturalmente , não e colocar ao lado de Pombal, nessa matéria.

O núncio em resposta, não colocou luminárias no seu palacete na noite de festa e fechou os portões o que foi considerada uma ofensa a sua Majestade, sendo de imediato convidado a abandonar o País

1 comentário:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.