Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

sábado, 5 de novembro de 2011

Acontecimentos no ano de 1761

  • Edificação do Teatro do Bairro Alto
Parece não haver dúvida que foi num Teatro do Bairro Alto, no Palácio do Condes de Soure à Rua da Rosa, que se representaram, entre 1733 e 1739, as "óperas" para "bonecos" de António José da Silva, o Judeu, possivelmente no mesmo que local em que viria a cantar, trinta anos depois, em 1768, Luisa Todi.

Destruído pelo Terramoto de 1755, foi reconstruído em 1761 e, depois de um segundo abalo de terra em 1762, esse “arremedo” de uma pequena Versalhes, teve enorme prestígio.

O Marquês de Pombal, em 17.7. 1771, decreto um alvará que justificava a necessidade deste teatro público, onde se poderia adquirir uma educação para equilibrar uma herança de centenas de anos de ignorância e obscurantismo. O documento reclamava a exclusividade de representação dos balli, serenatas, óperas, oratórias, dramas, comédias, fogos de artifício, etc..

  • Incorporação na coroa dos bens dos jesuítas

A 25 de Agosto de 1761, era assinada a lei que "mandava incorporar ao fisco e a câmara real todos os bens seculares que a Companhia de Jesus possuía e administrava neste reinos , e todo o seu domínio, com os padres".

Sem comentários: