Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Acontecimentos no ano de 1775(2ªParte)

  • Instalação em Azeitão duma fábrica de estampagem de tecidos
Como demonstrou Jorge Borges de Macedo, a última fase da política de Pombal é principalmente dirigida para o fomento das manufacturas sendo justamente neste surto manufactureiro que se integra a fundação da fábrica de tecidos e estamparia de algodão estabelecida em Azeitão por uma sociedade entre Estêvão Larcher, mestre tintureiro que trabalhara ao serviço da Real Fábrica de Lanifícios de Portalegre e José Magalhães, negociante de vinhos em Londres, que obtiveram um auxílio pecuniário para a sua instalação e numerosos favores, idênticos aos das demais fábricas privilegiadas, tais como a isenção de direitos sobre os utensílios, drogas e matérias-primas que importassem para o funcionamento da sua fábrica e ainda dos direitos de saída em Portugal e de entrada nos domínios dos tecidos que exportassem.

Esta fábrica de estamparia e as primeiras que se seguiram deviam tecer pelo menos uma parte dos seus panos. As provisões concedidas pela Junta da Administração das Fábricas do Reino e pela Junta do Comércio pressupunham a instalação de um certo número de teares.

(Créditos : Indústria e negócio: a estamparia
da região de Lisboa, 1780-1880 de José Manuel Pedreira)

  • Inauguração do mercado da Praça da Figueira em Lisboa
Todo o conjunto urbano da Praça da Figueira data da segunda metade do séc. XVIII, estando o seu nome ligado a um dos mais populares mercados a céu aberto que existiu em Lisboa. Local do antigo Hospital de Todos os Santos, destruído pelo terramoto de 1755, a praça passou por diversas fases: em 1835 foi arborizada, em 1849 rodeada de grades de ferro e em 1883,foi demolida.
A nova praça inaugurada em 1885 apresentava quatro cúpulas, três naves e uma área de 8.000 metros quadrados permanecendo assim durante 64 anos após os quais se procedeu à sua demolição definitiva. Hoje é um espaço rodeado de edifícios simples e equilibrados, de onde se tem uma boa perspectiva do Castelo de S. Jorge.

Créditos: Cidadania Lisboa

Sem comentários: