Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Acontecimento no ano de 1755(2ªParte)

  • Início da construção do Palácio dos marqueses de Castelo Melhor, hoje Palácio Foz

Após o terramoto, tendo ficado arrasado o velho edifício do antigo palácio dos Condes de Castelo Melhor, foi necessário proceder-se à construção dum novo palácio junto ao decadente edifício contíguo a então já existente rampa da Glória

Ignora-se o nome do autor do traçado do Palácio, durante muitos anos atribuído ao arquitecto italiano Francisco Xavier Fabri. Os biógrafos seus compatriotas são coincidentes na inviabilização dessa hipótese, já que mencionam a sua chegada a Portugal somente em 1790.

É no entanto quase certo que tenha presidido às obras até à sua morte, em 1807. Os trabalhos ficaram então suspensos, para serem retomados em 1846, sendo apenas inaugurado em 1858 (mais de 100 anos depois de serem iniciadas as obras)

Pouco se sabe acerca do interior do Palácio Castelo Melhor excepto que, a avaliar pela referida Capela deveria ser uma mansão sumptuosa, recheada de madeiras exóticas especialmente enviadas do Brasil pelo irmão do Conde, D. António Vasconcelos, à data Governador do Grão Pará.

Pouco tempo usufruiu a família da casa em 1889 a sexta Marquesa, D. Helena, vendeu-o e a Tristão Guedes de Queiroz Correia Castelo Branco.
  • Instalação da família real em Belém, passando depois para o Alto da Ajuda onde se constrói a real Barraca

Também a família real optou por viver durante meses em grandes barracas, até se mudar para a zona da Ajuda onde foi construído um edifício em madeira, conhecido, mesmo internacionalmente, como a "Real Barraca da Ajuda", e que ardeu em 1794, dando posteriormente origem a construção de um palácio sensivelmente na mesma zona.
  • Algumas medidas tomadas para a defesa da Saúde Pública
O Estado, através da acção do marquês de Pombal chamou a si a responsabilidade de organizar medidas de emergência cujas prioridades foram: evitar as doenças, alimentar a população e impor a ordem pública.

Nesse sentido, foram tomadas, entre muitas outras, as seguintes disposições:

- para prevenir a disseminação de doenças devido ao grande número de cadáveres existente, o patriarca de Lisboa autorizou que os mortos fossem colocados em barcos e deitados ao mar em pleno oceano Atlântico.

- Mandaram-se erguer pela cidade forcas onde eram sumariamente executados todos os que fossem apanhados a roubar ou cometer outro tipo de crimes - e os ladrões eram numerosos pois tinham fugido das cadeias aquando da sua destruição.

- Impuseram-se limites máximos para o preço dos principais alimentos no sentido de desencorajar a especulação.

Sem comentários: