Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Acontecimentos no ano de 1752

  • Criação da capitania Geral de Moçambique autonomizada do Estado da Índia.
Moçambique foi com a sua própria formação portuguesa totalmente entregue ao Estado da Índia, para ser apanágio político, administrativo, social e económico.

Não há qualquer exagero em afirmar-se que Moçambique foi, em todos os aspectos da sua vida, uma colónia de Goa, sob a égide da Metrópole. Macau também, em grande parte. De facto, a importante colónia de Moçambique, desmesuradamente maior que Goa, só em 1752 cria a sua própria estrutura político-administrativa independente do Estado da Índia.

Super Goa

As razões desta alteração estão por esclarecer, devem contudo estar associadas a uma reforma administrativa que já vinha ocorrendo desde o tempo de D.João V no sentido de promover alguma economia e que viria a culminar com a não nomeação de vice-reis para a Índia, entre 1767 até 1808.
  • Outubro,13-Instalação do Tribunal da Relação no Rio de Janeiro-a Bahia perde o privilégio de ter o único Tribunal do Estado do Brasil.
Em 13 de Outubro, é instalada a Relação do Rio de Janeiro, com jurisdição sobre Minas Gerais e as Capitanias do Sul. O centro do poder económico estava mudando e o fluxo de ouro e diamantes exigia o desenvolvimento de um porto na região Sul-Sudeste.
  • Reconhecimento pelo rei dos seus irmãos, legitimados por D.João V, em 1742.
Como antecedente desta questão consultar Os meninos da Palhavã e ... outras mais

Estes bastardos irmão de D.José I, só seriam reconhecidos depois de alguma polémica e dum longo requerimento do seu mentor Frei Gaspar, feito pouco antes de falecer. Porém a admissão à presença real só viria a acontecer em Janeiro de 1755.

Os meninos de Palhavã, viriam a desempenhar um papel político relevante.


Sem comentários: