Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Acontecimentos no ano de 1750(III)

  • Setembro,21-Juramento de D.José I como protector da Universidade de Coimbra.
Desde o reinado de D. Manuel I concretamente desde 1503, quando a Universidade recebeu os seus terceiros estatutos, que todos os Reis de Portugal passaram a ter o título de "Protectores" da Universidade, podendo nomear os professores e emitir estatutos.

  • Dezembro-Morre Manuel Pereira Sampaio ministro de Portugal em Roma.

O Comendador Manuel Pereira Sampaio, encarregado de negócios e depois embaixador em Roma, durante a década de quarenta, ao qual se devem inúmeras encomendas de obras de arte para a Patriarcal e ainda a monumental tarefa que foi a realização e envio para Portugal da capela de S. João Baptista, destinada à igreja lisboeta de S. Roque.

A morte deste ministro Plenipotenciário de D. João V, significou o afastamento de mais um dos inimigos de Pombal, aliás uma característica destes primeiro tempos de governação.
  • Dezembro,05-Publicação dum novo esquema de de cobrança dos quintos do ouro do Brasil.
Esta foi a primeira grande medida respeitante ao Brasil, que foi tomada por Carvalho e Melo, alterando o sistema de cobrança dos quintos de ouro. Substituindo a lei que impunha a cobrança por capitação, substituindo-a pela avença, ou seja 100 arrobas ano era o tributo fixo para a Fazenda Real.

Acabava-se a proporcionalidade entre a riqueza arrecadada e o imposto a pagar e consequentemente a equidade, que a capitação assegurava.

Por certo que este novo sistema interessava aos mais poderosos e mais abonados, que ficariam a ganhar, enquanto outros iam ser mais penalizados.

  • Dezembro,14-Morre D.Nuno da Cunha de Ataíde cardeal-inquisidor.
Estudou em Coimbra Direito Canónico, tendo aí exercido também as funções de cónego da Sé. Foi ainda membro do Conselho de Estado, Inquisidor-mor dos Reinos de Portugal e Algarves, e capelão privado d'el-rei D. Pedro II.

Foi designado bispo de Elvas (1705), cargo que recusou, tendo em compensação recebido o título de bispo de Targa.

Clemente XI elevou-o ao cardinalato a 18 de Maio de 1712, com o título de Santa Anastácia.

Está sepultado na Sé de Lisboa.

Sem comentários: