- Aplicação do Tratado de Madrid de 1750
Desde a fundação da colónia de Sacramento em 1680, na foz do rio da Prata, encravada em território espanhol, era um permanente foco de tensões e conflitos militares.
A aproximação entre as duas cortes propiciou o tratado, mas trouxe muito descontentamento e resistências posteriores, que dificultaram a sua aplicação.
Pelo lado português Carvalho e Melo e pelo lado espanhol o marquês de Ensenada, secretário de Estado da Fazenda constituam a frente que em ambos os países se opunham à concretização desse tratado.
A favor do Tratado estavam pelo lado espanhol o ministro de Estado D. José Carvajal e o português s Alexandre de Gusmão que embora não fosse subscritor do documento figurava como seu principal redactor.
Com opositores deste calibre não é de estranhar, que no decorrer deste ano, não tivesse havido, nenhuma evolução no sentido da aplicação desse tratado.
- Publicação em Lisboa da Recreação Filosófica do padre Teodoro de Almeida.
Teodoro de Almeida foi uma das principais figuras do Iluminismo português e provavelmente o que maior repercussão obteve no estrangeiro, muito por força desta sua obra que foi publicada em 10 volumes.
A sua vasta obra tem o interesse de percorrer toda a segunda metade do século XVIII, verificando-se nesse longo percurso o permanente anseio de conciliar a filosofia com o cristianismo.
A sua vasta obra tem o interesse de percorrer toda a segunda metade do século XVIII, verificando-se nesse longo percurso o permanente anseio de conciliar a filosofia com o cristianismo.
- O português Francisco Xavier de Oliveira adere à Igreja Anglicana, na Inglaterra.
O Cavaleiro de Oliveira como gostava de assinar as suas obras francesas, era professo da Ordem de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Tendo levado uma vida boémia. Herdou de seu pai o cargo de secretário da embaixada em Viena, que não chegou a exercer por divergências com o próprio embaixador.
A péssima situação financeira em que vivia, agravada com os problemas com a Inquisição portuguesas que boicotava a entrada dos seus escritos em Portugal
Mudou-se para Inglaterra em busca de melhor sorte, encontrando-se aí com o futuro marquês de Pombal, que o protegeu junto da corte. Acabou por voltar a casar e mais tarde por se converter ao luteranismo.
Entretanto, a Inquisição moveu-lhe um processo queimando o seu retrato num auto-de-fé.
Tendo levado uma vida boémia. Herdou de seu pai o cargo de secretário da embaixada em Viena, que não chegou a exercer por divergências com o próprio embaixador.
A péssima situação financeira em que vivia, agravada com os problemas com a Inquisição portuguesas que boicotava a entrada dos seus escritos em Portugal
Mudou-se para Inglaterra em busca de melhor sorte, encontrando-se aí com o futuro marquês de Pombal, que o protegeu junto da corte. Acabou por voltar a casar e mais tarde por se converter ao luteranismo.
Entretanto, a Inquisição moveu-lhe um processo queimando o seu retrato num auto-de-fé.
- Maio,21-Ratificação da pragmática anti-sumptuária de 1749 proibindo a importação de bens luxuosos salvo se transportados em navio portugueses.
A pragmática aprovada no anos derradeiros do reinado de D.João V e publicitada nos primeiros meses de 1750, suscitou alguma celeuma, mas não foi aplicado nas cerimónias de enterro e aclamação dos meses seguintes.
Essencialmente, a pragmática focava a proibição de objectos de luxo no vestuário e na ostentação.
O alvará agora publicado pretende ratificar esses princípios, que contudo se podem considerar irrelevantes em termos de impacto económico.
Essencialmente, a pragmática focava a proibição de objectos de luxo no vestuário e na ostentação.
O alvará agora publicado pretende ratificar esses princípios, que contudo se podem considerar irrelevantes em termos de impacto económico.
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