Querendo ver outros blogs meus consultar a Teia dos meus blogs

sábado, 25 de agosto de 2007

A real noite de nupcias

Foi o rei D.João V que anunciou à jovem princesa que nessa noite de 31 de Março de 1732, iria dormir pela primeira vez com o príncipe D.José seu marido, assim o relata D.Mariana Vitória em carta a seus pais, descrevendo a lágrimas de alegria que o Rei e a Raínha verteram nessa noite.

Continua descrevendo a sua noite nupcial,( segundo nos é relatado na biografia de D.José da autoria de Nuno Monteiro, aqui amplamente citado)na qual foi acompanhada pela Rainha que a penteou e meteu na cama. tendo chegado depois D.João V acompanhado pelo príncipe metendo-o na cama e retiraram-se cobrindo-os de bênçãos.

Depois o meu Príncipe começou a cumprir o seu dever muito bem-continua a princesa-No outro dia levantá-mo-nos às dez horas e quando eu estava na toilete ele deu-me uma peça de brilhantes para o pescoço.

Havia muitas dúvidas quanto á virilidade de D.José, atendendo á ua menor robustez e flacidez nos joelhos quando anda em contrate com o vigor demonstrado pela sua sereníssima esposa, apreensões imputáveis a observadores espanhóis, quando ao que parece tudo teria corrido muito bem, mau grado a apregoada debilidade real, por falta de exercício, não se confirmou.


Sem comentários: